Segundo a Organização Mundial do Turismo, essa modalidade deve “economizar os recursos naturais raros e preciosos, principalmente a água e a energia, e que venham a evitar, na medida do possível, a produção de dejetos”.
Ou seja, toda a infraestrutura ao redor do turismo deve funcionar de maneira sustentável, se preocupando com a natureza e com a sociedade que ali vive, e minimizando os impactos causados.
O Turismo Sustentável é de extrema importância para as localidades, afinal, além de ajudar a região a se desenvolver, também garante a preservação da natureza e dos costumes locais, contribuindo para que estes permaneçam para as próximas gerações.
Nosso país ainda é repleto de ótimas opções de turismo sustentável. Para você, que ama abraçar a natureza e tem total ciência sobre seus recursos, vai adorar conhecer:
- Bonito – Mato Grosso do Sul
Esse destino é considerado um dos melhores para o turismo sustentável, atraindo turistas do mundo todo.
Com suas paisagens de tirar o fôlego, os turistas também contam com diversas opções de ecoturismo pelas cavernas, grutas e lagos com águas cristalinas.
Para preservar o meio ambiente, existe um sistema digital que controla o número de visitantes para as principais atrações.
- Fernando de Noronha – Pernambuco
Outro destino muito conhecido, Fernando de Noronha é um conjunto de ilhas que preza pela sustentabilidade das atividades turísticas.
Existe um controle rigoroso do número de turistas permitido ao mesmo tempo, além da preservação da fauna e da flora local.
Lá é possível aproveitar as praias, mergulhar e conhecer a vida marinha, fazer trilhas e, claro, curtir as belezas que só Noronha tem.
- Socorro – São Paulo
Localizada a poucos quilômetros da capital, Socorro também oferece diversas opções de turismo sustentável.
A cidade possui um grande número de cachoeiras e grutas, além da possibilidade de fazer trilhas, arvorismo, mergulho, rafting e muito mais!
Você pode se hospedar em um hotel fazenda e aproveitar os diversos projetos e oportunidades oferecidas aos hóspedes, inclusive para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
0 comentários:
Postar um comentário