O mar de Arraial do Cabo tem uma particularidade que acontece devido a um fenômeno chamado de ressurgência. Esse fenômeno faz com que águas mais profundas subam e tragam com elas várias espécies marinhas.
Confira as principais informações sobre as melhores praias de Arraial:
Praia do Farol
A Praia do Farol é considerada a mais linda de Arraial e foi, inclusive, classificada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) como a mais perfeita do Brasil por três anos seguidos (1999, 2000 e 2001).Localizada na Ilha do Farol, fica em uma área reservada para proteção da fauna e da flora sob a administração da Marinha do Brasil e serve de laboratório natural.
Foto: deixadefrescura.com No ponto mais alto da ilha, está localizado o que deu a inspiração ao nome da praia: as ruínas do farol velho, encomendado por Dom Pedro II em 1836.
Detalhes importantes ao planejar uma visita ao local:
O acesso mais comum a esta praia é através de barcos coletivos autorizados. O passeio, que dura cerca de 40 minutos e parte do cais da Praia dos Anjos, faz parada na Praia do Farol, na Prainha e na Gruta Azul. A segunda hipótese de acesso é através de trilhas, mas isso só é possível com autorização e acompanhamento da Marinha brasileira.O tempo de permanência dos visitantes é limitado a 45 minutos. São permitidas apenas 250 pessoas por vez, por isso acontece de os visitantes terem de aguardar nos barcos até receberem permissão para desembarcar.
Praia do Forno
Essa é uma das praias mais populares de Arraial do Cabo. Dentre outras qualidades, é a que apresenta as águas menos frias do município.Localizada em uma enseada, a praia apresenta um areal bem estreito. Por isso, nos períodos de alta temporada, encontrar um local na areia pode ser uma tarefa complicada.
Foto: @Carlos Maia Klayn O acesso pode ser feito através de uma viagem de barco-táxi ou através de uma trilha, ambas com início na Praia dos Anjos. Apesar de a trilha ser um tanto íngreme, o esforço da subida é considerado de nível médio. É muito comum, por exemplo, a presença de crianças e idosos no seu trajeto.
A vegetação circundante tem uma presença abundante de cactos. A região também é rica em corais e é bastante conhecida pelo cultivo de ostras e mariscos.
Apesar do areal estreito, os visitantes estão bem-servidos no que diz respeito à oferta de opções de refeições, pois há várias barraquinhas na praia.
Prainha
Sem dúvida uma das mais populares praias de Arraial do Cabo, a Prainha é a primeira praia que os visitantes veem, ainda da estrada, quando entram no município.Conhecida pela calmaria de suas águas, é perfeita para quem vai com crianças pois o mar mais parece uma piscina.
A praia é bastante urbanizada e dispõe de uma grande variedade de barracas e quiosques. Nos arredores, estão a Praia da Graçainha, uma pequena praia de apenas 15 metros de extensão, e o Saco do Cherne, famoso ponto de prática de mergulho.
É um local onde a presença de pescadores é bastante comum.
As 5 melhores praias de Arraial do Cabo
Praia Grande
Tem cerca de 40 km de extensão e por conta disso, só se consegue percorrer todo o areal da praia de bugue. O passeio é bem interessante, pois também permite apreciar as dunas mais de perto.O lado esquerdo da praia é muito bem-servido no que diz respeito a restaurantes, bares e barracas. Por esse motivo, os visitantes que chegam à Praia Grande não precisam se preocupar com as refeições, opção é o que não falta!
Foto: Pousada Sentinelas do Mar O mar é um dos mais gelados de Arraial. As ondas também são uma característica dessa praia, mas apesar disso o mar é bom para mergulho. No entanto, é preciso ter mais atenção durante o período de ressaca, pois as ondas ficam bem mais fortes. Por conta disso, a Praia Grande também é cenário de campeonatos de surf.
Prainhas do Pontal do Atalaia
O Pontal do Atalaia é uma península que fica situada bem em frente à Ilha do Farol. As Prainhas são duas praias separadas por uma pedra. Quando a maré baixa, elas acabam por se unir formando uma praia só.Um dos acessos mais utilizados é o que é feito através do Condomínio Pontal do Atalaia. Os visitantes podem optar por percorrer o condomínio a pé ou de carro. O trajeto dos que decidem ir a pé consiste uma caminhada de cerca de 4 km, com muitas subidas e descidas. Pode ser um pouco cansativo, mas a vista ao longo do percurso faz valer à pena.
Quem vai de carro também pode parar para contemplar as vistas e tirar fotos. Os motoristas não devem se surpreender se forem abordados por um funcionário cobrando taxa de estacionamento.
A descida final até as praias é feita através de uma enorme escadaria de madeira, composta por 250 degraus.
Foto: Casal Nomade Outra possibilidade de acesso às Prainhas do Pontal do Atalaia é em um passeio de barco (com destino à Ilha do Farol) que faz parada nas Prainhas. A desvantagem dessa opção é que o tempo de parada é limitado a cerca de uma hora.
0 comentários:
Postar um comentário